quarta-feira, 17 de abril de 2013

Tatu-bola da Caatinga é escolhido como novo mascote da copa

A escolha do mascote para copa do mundo, que será realizada no país em 2014, pode mudar a realidade de um animalzinho genuínamente brasileiro e que corre sério risco de extinção. Trata-se do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), que agora ocupa lugar cativo nos noticiários e será oficialmente anunciado pela Fifa neste domingo como símbolo do Mundial.
Para ambientalistas, a escolha do animal, que apenas é encontrado na caatinga e cerrado do Brasil, representa uma vitória, pois veem uma oportunidade única de discutir os meios de garantir a preservação da espécie.


Mas de onde veio a ideia de indicar o tatu-bola como mascote? A iniciativa foi da Associação Caatinga, sediada no Ceará, e que há 14 anos trabalha em prol da preservação da natureza. A ONG lançou uma campanha sugerindo o bicho como mascote, em fevereiro deste ano, e conseguiu apoio expressivo na mídia e em redes sociais. ”A escolha deste animal, dentre tantas outras espécies silvestres, surgiu devido à habilidade que ele tem de se curvar sobre si mesmo, protegendo-se quando ameaçado, assumindo a forma de uma bola”, destaca a entidade.
A ONG também viu uma oportunidade de ressaltar a beleza e curiosidades sobre o animalzinho. “É uma espécie só nossa, de comportamento tão peculiar, que poderia agregar a Copa, mostrando ao mundo a nossa rica natureza e o nosso compromisso com a biodiversidade, sensibilizando o povo brasileiro para a necessidade de cuidado e proteção da natureza.”

Um comentário:

  1. titanium framing hammer - TITanium Art
    Our Оtitanium_arts.com mens wedding bands titanium design studio is titanium trim hair cutter reviews located citizen super titanium armor near the beach 토토 사이트 추천 in Tait, in the Republic of Nhombre, France. Titanium Art and designs gr5 titanium will

    ResponderExcluir